Um dia eu conheci um cidadão que sempre dizia: “A maior malandragem que existe é ser honesto”. Diga-se de passagem, esta frase de efeito para ele servia apenas como um jogo de cena para ajudá-lo na arte de enganar os outros.
Nesta época eu era um jovem que se iniciava na vida profissional e quis o destino que a profissão que abracei pudesse ou não fazer a opção pela malandragem ou honestidade.
Muitos de minha profissão saem todos os dias para o trabalho baseado no seguinte princípio: “Para cada sabido que sai de casa, saem vários trouxas prontos para serem enganados”. Desta forma, eles saem prontos para se dar bem a qualquer preço e não interessa de que forma.
Durante minha vida fui descobrindo, não como a retórica do cidadão que dizia a tal frase de efeito, mas a prática me provou que ganhar dinheiro com trabalho honesto é mais seguro e duradouro.
Quando se trabalha com honestidade se ganha dinheiro da mesma forma dos que ganham na malandragem. A diferença é que o dinheiro ganho honestamente se multiplica e nos permite viver dignamente e sem dar o direito aos outros de nos chamarem de desonestos.
Realmente a vida me ensinou na prática que a maior malandragem que existe é ser honesto, pois é muito mais fácil ser desonesto que ser honesto.
Todos os dias aparecem em nossa frente pelo menos uma chance de sermos desonestos. No entanto, se conseguirmos passar o dia sem sermos desonestos é porque realmente somos os “Verdadeiros Malandros.”.
6 comentários:
Muito lindo e rico este blog. Fiquei encantado.
Parabéns!
Abraços.
GRANDE VERDADE!
Bjosssssssss
Francisco
A honestidade é sempre a melhor saída para uma consciência tranquila.
Bjus
Sil
Infelizmente a honestidade é algo, bem fora de moda nos dias atuais.
Excelentes verdades.
Beijos
Bravo, bravíssimo! Aplaudo de pé amigo!
A tranquilidade do depois é ignorada por muitos, que apesar de desconfiarem, preferem esquecer.
E haja malandragem para continuar sendo.
Abraços
Obrigado a todos pelos seus comentários.
Francisco Diniz.
http://viajantenaspalavras.blogspot.com/
Postar um comentário